A influência da capacidade logística no poder dissuasório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v10i1.75307

Resumo

Como uma das Capacidades Nacionais de Defesa do Brasil, a dissuasão é dependente da capacidade logística das Forças Armadas, uma vez que estas precisam obter, distribuir e gerenciar meios combativos. É este potencial ofensivo o responsável por criar o efeito desencorajador-restritivo da dissuasão. Assim, a questão central está em definir como a logística militar é capaz de criar condições dissuasórias. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise dos efeitos da logística militar nas três condições básicas para a ocorrência de uma dissuasão bem-sucedida: motivação do oponente; ii) clareza sobre o objetivo da dissuasão e ações que o defensor poderá tomar; e iii) confiança do oponente nas capacidades e na vontade do defensor. Para tanto, é apresentada uma revisão de literatura diretamente afeta ao tema, abordando como marcos teóricos a Teoria da Dissuasão e da Teoria da Logística, focando nas condições básicas para a existência do efeito dissuasório. Posteriormente, os aspectos estruturais e processuais da logística militar são cotejados a essas condições, em termos da influência direta e indireta na produção de dissuasão. Esta análise se concentra nas decorrências adequadas para o emprego militar nas fases de projeção e sustentação de força. As principais conclusões são os efeitos dos recursos logísticos na prontidão militar paraperseguir credibilidade dissuasória. A principal implicação desta pesquisa é seu potencial de orientar prioridades de investimento logístico vinculados à criação de uma dissuasão crível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Silva Campos de Moura, Air Force Institute of Tecnology (AFIT)

Mestre em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea (Unifa). Especialização em Logística pelo Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA). Mestrando em Logistics and Supply Chain Management no Air Force Institute of Technology (AFIT), EUA.

Fábio Ayres Cardoso, Universidade da Força Aérea (UNIFA)

doutor em Gestão Tecnológica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(ITA), Brasil. Mestrado em Logistics and Supply Chain Management pelo Air Force Institute ofTechnology (AFIT), EUA. Professor e pesquisador de Logística Aeroespacial na Universidade da Força Aérea (Unifa).

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Silva Campos de Moura, R., & Ayres Cardoso, F. (2024). A influência da capacidade logística no poder dissuasório. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 10(1). https://doi.org/10.26792/rbed.v10i1.75307

Edição

Seção

Artigos