Os impactos da flexibilização do acesso a armas no tráfico transfronteiriço entre o Brasil e o Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.26792/rbed.v11i1.75333Resumo
Este estudo investiga as consequências dos atos normativos de compra e porte de armas de fogo, implementados pela gestão de Jair Messias Bolsonaro(2019-2022), para o mercado ilegal de armas. O fácil acesso às armas legais diminuiu o tráfico transnacional para o Brasil? Para responder a esta pergunta, analisamos dados da Polícia Federal sobre apreensões em dois Estados fronteiriços, Paraná e Mato Grosso do Sul, entre 2013 e 2022. O vizinho Paraguai é um centro conhecido onde os criminosos podem facilmente comprar armas. O país compartilha mais de 1.350 km de fronteira com o Brasil, o que facilita transferências ilegais. Verificamos que a polícia apreendeu menos armas durante os anos de 2019 a 2022 do que nos anos anteriores. Tal achado pode sugerir que os criminosos descobriram outras formas de comprar armas de fogo e que novos mecanismos estão se delineando neste mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isabelle Christine Somma de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).