Política Editorial
Foco e Escopo
A Revista Brasileira de Estudos de Defesa é o periódico acadêmico semestral da Associação Brasileira de Estudos da Defesa. A Revista publica artigos, ensaios e resenhas inéditas, aprovados pelo sistema de avaliação pelos pares e escritos segundo normas internacionais de editoração científica.
Criada em 2005, a ABED é uma associação acadêmica que tem por finalidade congregar pesquisadores que desenvolvam estudos e pesquisas sobre defesa nacional e segurança internacional (confira as áreas temáticas da ABED).
Desde 2014, a RBED visa promover o desenvolvimento da área, o intercâmbio de ideias e o debate de problemas pertinentes a esse campo de conhecimento, a fim de construir uma comunidade epistêmica de defesa inclusiva e plural. A Revista publica trabalhos que tratem de temas relacionados à defesa nacional, segurança internacional, e seus temas afins, tais como: guerra e violência, estudos de paz e conflitos, relações entre forças armadas e sociedade, ciência e tecnologia no âmbito da defesa e segurança, estudos militares, estudos estratégicos, militarismo e militarização, políticas públicas de segurança e defesa, geopolítica, dentre outros.
Situada na área das Ciências Humanas, a revista abarca a diversidade temática e a pluralidade metodológica e de desenvolvimento teórico e conceitual que caracterizam os Estudos de Defesa no Brasil e áreas correlatas, estando aberta a reflexões e diálogos interdisciplinares sobre os temas de interesse da revista.
A RBED aceita submissão de artigos e resenhas em português, espanhol e inglês em fluxo contínuo, que serão publicados em sua língua original. O periódico recebe propostas de seções temáticas em fluxo contínuo (confira a nossa política de submissões para saber mais).
Processo de Avaliação pelos Pares
A avaliação dos trabalhos enviados à revista compreende as seguintes fases:
a) As proposições serão objeto de uma avaliação preliminar por parte de integrantes da Comissão Editorial que se manifestará sobre a sua pertinência e relevância temática e adequação às Instruções aos Autores (desk review).
b) Constatado o cumprimento dos requisitos mencionados as proposições serão enviadas, pelo sistema “duplo-cego”, a no mínimo dois pareceristas ad hoc. Com base nos pareceres, a Comissão Editorial determinará se:
- o texto deve ser aceito sem modificações;
- o texto deve ser devolvido ao autor para pequenas correções de forma;
- o texto deve ser devolvido ao autor para correções substantivas;
- o texto deve ser enviado para um terceiro avaliador;
- o texto não deve ser aceito para publicação.
c) Os pareceristas deverão explicitar as razões para o pedido de correção, rejeição ou aprovação do texto que lhes foi submetido.
d) Em caso de acentuadas divergências de avaliação dos pareceristas ad hoc, a Comissão Editorial recorrerá aos integrantes do Conselho Editorial que revelem maior afinidade com a temática do texto em questão.
e) A decisão final sobre a publicação da matéria será de responsabilidade da Comissão Editorial e será comunicada aos autores. Os textos aprovados serão publicados com a indicação das datas de recebimento e de aceite.
f) Artigos que necessitam de revisão devem cumprir o prazo estipulado pela Comissão Editorial para tal. Extinto esse prazo, a equipe editorial se reserva o direito de retirar o artigo de pauta. Em caso de aprovação final por pareceristas, a Comissão Editorial ainda se reserva o direito de sugerir novas modificações de caráter pontual quanto ao conteúdo ou à forma de modo a adequar o artigo ao perfil editorial ou gráfico da Revista Brasileira de Estudos de Defesa. A equipe editorial fará uso de sua autonomia editorial quando a versão revisada, bem como a justificativa apresentada indiquem adequado cumprimento das solicitações dos(as) pareceristas, a fim de otimizar o tempo de publicação.
g) Nos casos de preprint, os(as) pareceristas tomam conhecimento da autoria do manuscrito. Ao submeter um artigo depositado em repositórios de preprints, os(as) autores(as) concordam com esse formato de avaliação. Saiba mais sobre esta modalidade na seção “preprints” de nossa Política Editorial.
Periodicidade
A Revista Brasileira de Estudos de Defesa tem periodicidade semestral, em formato digital. Publica, em espanhol, inglês e português, artigos e ensaios inéditos e resenhas de livros publicados até 4 anos à data da edição.
Política de Ciência Aberta
A RBED está alinhada com o modus operandi de ciência aberta. O periódico expressa na sua política editorial o alinhamento com ciência aberta; aceita avaliar manuscritos depositados em um dos servidores de preprints listados em nossa Política Editorial; requer a citação, referenciamento e declaração dos dados de pesquisas; e, promove peer review informado.
A revista disponibiliza todas as suas publicações para acesso livre em seu site.
Ética na Publicação
Em sintonia com os avanços no campo da ética e das boas práticas científicas, todos os artigos aprovados na primeira etapa serão submetidos a teste de plágio e “autoplágio” ou republicação (publicação como material inédito de textos já publicados). Eventuais casos de má prática serão examinados e decididos pelo Corpo Editorial seguindo as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Além disso, a RBED leva em conta os cuidados éticos necessários na condução de pesquisas com seres humanos e no tratamento seguro de seus dados. Anonimização é preferencial e toda e qualquer questão que possa suscitar dilemas éticos deve ser apontada em carta de apresentação. No caso de aprovação em comitê de ética, o protocolo deve ser comunicado na carta de apresentação. Recomenda-se leitura das Resoluções CNS 466/2012 e 510/2016.
As opiniões emitidas em artigos assinados e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade dos(as) seus(suas) autores(as).
Dados Abertos
A Revista recomenda o compartilhamento de bases de dados utilizadas na pesquisa no caso de pesquisas quantitativas e sugere o compartilhamento em caso de pesquisas qualitativas, de forma compatível com as diretrizes éticas da pesquisa.
Ainda em termos de política de transparência, a RBED incentiva que os(as) autores(as) tornem o mais acessível possível a fundamentação empírica e o delineamento metodológico da pesquisa baseada em dados qualitativos e quantitativos e que assegurem o acesso aos dados citados (sempre que esses não sejam de divulgação restrita, respeitando as proteções de confidencialidade de acordo com a legislação vigente), em linha com as recomendações do Data Access and Research Transparency (DA-RT) (https://www.dartstatement.org/).
Lista de repositórios recomendados para depósito de dados de pesquisa: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Lista-de-Repositorios-Recomendados_pt.pdf
Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação
Eventuais casos de má prática serão examinados e decididos pela Comissão Editorial seguindo as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes).
Guia para o registro e publicação de Errata
Guia para o registro e publicação de retratação
Política sobre Conflito de Interesses
O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo na carta de apresentação no momento da submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.
Uso de Recursos de Inteligência Artificial
Em linha com a posição da COPE sobre o uso de IA e autoria, a RBED assume a seguinte política:
Os trabalhos submetidos à revista terão sua autoria atribuída ao(s) indivíduo(s) responsável(is) pela submissão, e dessa forma deve ser resultado de pesquisas realizadas inteiramente pelo(s) mesmo(s).
- Ferramentas de IA não atendem aos requisitos de autoria por não serem entidades legais, e por isso não podem assumir a responsabilidade pelo trabalho enviado nem afirmar a presença ou ausência de conflitos de interesse.
- Autores que usam ferramentas de IA em qualquer estágio da escrita de um manuscrito devem explicar de forma transparente na Carta de Apresentação que ferramentas foram utilizadas, de que maneira, e em que partes do manuscrito.
- Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo de seu manuscrito, e são, portanto, responsáveis por qualquer erro ou violação da ética de publicação.
Propriedade Intelectual, Termos de Uso e Direitos Autorais
Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela Revista Brasileira de Estudos de Defesa, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution.
Autores de artigos publicados pela Revista Brasileira de Estudos de Defesa mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e a RBED detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença CC-BY 4.0 utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Tal licença maximiza a disseminação dos artigos, permitindo que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Reproduções de artigos devem referir a fonte original (Revista Brasileira de Estudos de Defesa), volume, fascículo (quando houver) e ano de publicação. Entende-se que todo(a) autor(a) de artigo publicado na RBED concorda com o uso desse tipo de licença.
O autor é responsável por obter autorizações (de pessoas, instituições, outros autores e/ou editores) sobre direitos autorais para o uso de imagens, tabelas, figuras, métodos ou demais elementos utilizados no manuscrito a ser publicado. Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
Ao submeter um artigo ou resenha, os(as) autores(as) se comprometem a não enviar o mesmo texto a outro periódico durante o processo de avaliação. Inversamente, a Revista não acolhe artigos que ainda estejam em avaliação em outros periódicos. A Revista tampouco acolherá duas submissões simultâneas de um(a) mesmo(a) autor(a): entende-se que configura simultaneidade a submissão de novo artigo enquanto outro ainda não foi publicado ou recusado.
A Revista Brasileira de Estudos de Defesa encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
PrePrints
A Revista Brasileira de Estudos de Defesa admite a submissão de manuscritos que já foram publicados previamente em um dos seguintes repositórios de PrePrint:
- SciELO Preprints - https://preprints.scielo.org/ (Área: Todas)
- Advance – SAGE Pub - https://advance.sagepub.com/ (Área: Humanidades e Sociais)
- OSFPreprints – Center of Open Science - https://osf.io/preprints (Área: Todas)
É obrigatória a apresentação, junto com o artigo, de carta de apresentação no ato da submissão sinalizando casos de preprint, contendo nome do servidor, a URL ou o DOI. Após a eventual publicação, os(as) autores(as) cujos manuscritos estejam em preprint devem comunicar ao servidor que o trabalho foi publicado e informar seu DOI.
Nos casos de preprint, os(as) pareceristas tomam conhecimento da autoria do manuscrito (simples-cego). Ao submeter um artigo depositado em repositórios de preprints, os(as) autores(as) concordam com esse formato de avaliação.