Ensino e Pesquisa em Defesa no Brasil: Estruturação do Campo e Desafios

Autores

  • Adriana A. Marques
  • Alexandre Fuccille

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v2n2.2015.64674

Palavras-chave:

Ensino, Estudos de Defesa, ABED, Ciência Política, Relações Internacionais

Resumo

Neste artigo iremos delinear a trajetória dos Estudos de Defesa no Brasil começando com um breve panorama das percepções da intelectualidade brasileira sobre as Forças Armadas – em especial dos cientistas sociais nas décadas de 1960 e 1970 –, passando então à identificação dos primeiros estudos que impulsionaram a configuração do campo e algumas iniciativas mais estruturadas que deram suporte ao seu crescimento ao longo das décadas para, em seguida, acompanharmos as mudanças estruturais nos contextos políticos internacional, regional e nacional na década de 1990 e suas conexões com o ambiente acadêmico da Ciência Política e das Relações Internacionais no Brasil. Também detalharemos a estruturação de linhas de pesquisa em Defesa nos Programas de Pós-Graduação a partir da criação de editais de fomento à pesquisa voltados especificamente para o campo e, por fim, abordaremos o processo de criação da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) e os desafios colocados para o campo de estudos nos próximos anos.

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Publicado

2016-06-13

Como Citar

Marques, A. A., & Fuccille, A. (2016). Ensino e Pesquisa em Defesa no Brasil: Estruturação do Campo e Desafios. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 2(2). https://doi.org/10.26792/rbed.v2n2.2015.64674

Edição

Seção

Artigos