Mapemaneto das iniciativas sobre segurança na fronteira do Brasil e do Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.26792/rbed.v10i2.75354Resumo
O presente trabalho tem como objetivo mapear as iniciativas legais e operativas sobre segurança na fronteira no Brasil e no Paraguai e analisar a assimetria legal, institucional, econômica e de desenvolvimento existente entre ambos países a fim de pontuar como essa questão afeta a região analisada. Para isto, será realizada uma a revisão de literatura de fonte primária, sendo o mapeamento em questão, e uma revisão de literatura de fonte secundária, que trabalha a teoria, os conceitos e a conjuntura da fronteira Brasil-Paraguai. No primeiro momento, visualiza-se que essa assimetria dificulta a cooperação regional no combate ao crime organizado transnacional na região, tornando-a, cada vez mais, terreno fértil para as atividades ilícitas como o tráfico de armas, drogas e contrabando. Por fim, espera-se que o trabalho possa contribuir para os estudos de defesa bem como os de segurança nacional, regional e, consequentemente, internacional, dessa forma, contribuindo para os Estudos de Segurança.
Palavras-chaves: Crime organizado transnacional; Estudos de Segurança; Fronteira; Segurança nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luísa Guimarães Vaz, Carlos Eduardo De Franciscis Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).