O projeto indigenista de Rondon como manifestação do “dispositivo pacificação” no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v11i2.75404

Resumo

O artigo introduz a noção de “dispositivo pacificação” como instrumento analítico para compreender a intervenção contínua das Forças Armadas brasileiras em questões domésticas, utilizando a política indigenista do Marechal Rondon como estudo de caso. Utilizando a genealogia mobilizada por Michel Foucault como método e o conceito de "poder tutelar" como referência teórica, propõe-se uma análise sobre a trajetória de Cândido Rondon como militar brasileiro no início do século XX, destacando como suas estratégias de “assimilação” e trato “harmonioso” da população indígena podem ser vistas como uma prática de tutelagem essencial para a consecução de uma “missão civilizatória” que permitiria um esforço de integração socioeconômica da Nação. Além disso, é demonstrado como a imagem, baseada em Rondon, do militar brasileiro como “agente conciliador” é propagada em pacificações na contemporaneidade. Argumenta-se que a noção de pacificação é um elemento-chave que impulsiona, ao longo da história brasileira, a tradição intervencionista das Forças Armadas, que se manifesta por meio da combinação contínua de guerra interna e assistencialismo seletivamente aplicados a segmentos específicos da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu Morato Maciel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor adjunto do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID-UFRJ). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança da Universidade Federal Fluminense (PPGEST/UFF). Coordenador do laboratório de pesquisa Nexus: segurança e desenvolvimento na política global (UFRJ/UFF).

Thiago Moreira de Souza Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

é professor associado no Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenador do laboratório de pesquisa Segurança e Democracia nas Américas (SeDeAMERICAS/CNPq/UFF) e pesquisador do “Foro Cúcuta” (CRIES/Argentina e Stanley Center for Peace & Security/EUA).

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Morato Maciel, T., & Moreira de Souza Rodrigues, T. (2024). O projeto indigenista de Rondon como manifestação do “dispositivo pacificação” no Brasil. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 11(2), p.77–106. https://doi.org/10.26792/rbed.v11i2.75404

Edição

Seção

Dossiê Temático - Forças Armadas, Estado e Sociedade no Brasil: democracia frente a militarismos e militarizações