Ajuda Humanitária: a contribuição da Operação Acolhida na estratégia de interiorização dos venezuelanos
DOI:
https://doi.org/10.26792/rbed.v11i1.75327Resumo
A migração representa um tema atual e relevante, o qual permite reflexões sobre várias vertentes, em especial, da crise venezuelana, considerada a segunda maior crise migratória do mundo, pois o país vive um colapso social e humanitário sem precedentes. Nesse contexto, o artigo aborda a crise venezuelana, as ações do governo federal, em particular, a estratégia de interiorização, e os resultados decorrentes da Operação Acolhida. Os dados revelam que a ajuda humanitária brasileira tem gerado resultados bastante positivos, com ressalva à necessidade de que haja um aprimoramento das políticas públicas relacionadas com a integração social e econômica dos refugiados venezuelanos, por ocasião da pós-interiorização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcus Vinicius Gonçalves da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).