Projetos de defesa e spin-offs no Brasil: uma análise dos efeitos do Projeto F-X2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v10i2.75377

Resumo

O investimento na defesa é frequentemente justificado pelo impacto positivo, tanto tecnológico quanto econômico, que a base industrial de defesa exerce sobre o desenvolvimento nacional. Essa premissa está ligada à expectativa de que as tecnologias originadas no âmbito militar possam se transferir para aplicações civis, fenômeno conhecido como spin-off. Entretanto, a divergência de perspectivas em correntes de pesquisa sobre o real impacto dos spin-offs, mantém a questão controversa. Esta pesquisa tem como objetivo examinar empiricamente a ocorrência de spin-offs no contexto contemporâneo brasileiro. Para isso, um estudo de caso é delineado para avaliar os spin-offs resultantes do Projeto F-X2, relacionado à aquisição de aeronaves de caça. O Projeto F-X2, com sua tecnologia avançada, oferece uma oportunidade singular para avaliar os spin-offs no Brasil. O estudo baseia-se em referencial teórico sobre transferência de tecnologia e transbordamento de conhecimento, além de análises de spin-offs em contextos internacionais e nacionais. Os resultados indicam spin-offs localizados em atividades tecnológicas de empresas envolvidas no F-X2, porém sem impactos significativos em outros setores da economia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Mohr Correa, Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) / Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Doutor em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e servidor civil da Força Aérea Brasileira (FAB), ocupando o cargo de tecnologista em ciência e tecnologia no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), uma organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Profnit) no ITA, contribuiu no artigo com a revisão bibliográfica, a coleta e análise dos dados. orcid.org/0000-0002-1119-7377. E-mail: gmccorrea@hotmail.com.

Ligia Maria Soto Urbina, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

PhD em Economia Agrícola pela University of Tennessee -Knoxville (UTK) dos Estados Unidos (EUA). É professora emérita do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e atualmente colabora como membro da Área de Gestão Tecnológica do Programa de PósGraduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) do ITA. Contribuiu no artigo com a orientação da pesquisa e com as discussões teórico-metodológicas e de resultados. orcid.org/0000-0001-9720-0495. E-mail: ligiaurbina11@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-03-06

Como Citar

Correa, G. M., & Soto Urbina, L. M. (2024). Projetos de defesa e spin-offs no Brasil: uma análise dos efeitos do Projeto F-X2. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 10(2). https://doi.org/10.26792/rbed.v10i2.75377

Edição

Seção

Artigos