Grande Estratégia: origens, abordagens e perspectiva brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26792/rbed.v11i1.75368Resumo
Esse artigo tem como objetivo apresentar o conceito de “grande estratégia” para os leitores lusófonos. A partir de um levantamento bibliográfico, verificou-se que poucas fontes em português abordam de forma abrangente a complexidade do conceito. Queremos, num primeiro momento, evidenciar nesse trabalho a diversidade das definições da “grande estratégia”, principalmente a partir de fontes anglo-saxônicas. Em seguida, faremos um levantamento dos significados atribuídos à grande estratégia, entre o momento da formulação do conceito (início do século XX) até os dias de hoje. Finalmente, evidenciaremos as abordagens brasileiras do conceito, principalmente na maneira de avaliar como os Estados modernos procuraram definir seus objetivos estratégicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Miguel Dhenin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).