Cooperação militar e fronteiras na Amazônia: O caso do Brasil e da Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v10i2.75325

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar os desafios militares e as oportunidades de cooperação em áreas fronteiriças, tendo como estudo de caso a fronteira entre o Brasil e a Colômbia. A hipótese defendida é a de que, diante do desafio do exercício pleno da soberania territorial e de demandas por gestão compartilhada desses territórios fronteiriços, tem-se constituído em um considerável canal de cooperação e de confiança mútua entre militares dos dois países. Para tanto, o artigo está dividido em cinco seções. A primeira é uma breve introdução sobre o tema. A segunda analisa as peculiaridades relacionadas à fronteira entre Brasil e Colômbia e suas implicações para as questões de defesa e segurança. A terceira seção discute as dinâmicas territoriais e os desafios militares naquela fronteira. A quarta seção discute elementos da cooperação entre os dois países na área de fronteira com destaque para os conceitos de vizinhança e cooperação militar. Por fim, são apresentas breves considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Medeiros Filho, Centro de Estudos Estratégicos do Exército

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e possui estágio pós-doutoral em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) . Foi analista e coordenador de pesquisa do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) entre 2017 e 2023. É professor de Segurança Internacional do Uniceub. orcid.org/0000-0002-2530-7477. E-mail: oscar.filho@ceub.edu.br.

Downloads

Publicado

2024-03-06

Como Citar

Medeiros Filho, O. (2024). Cooperação militar e fronteiras na Amazônia: O caso do Brasil e da Colômbia . Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 10(2). https://doi.org/10.26792/rbed.v10i2.75325

Edição

Seção

Dossiê Temático - Defesa, Segurança e Tensões nas Fronteiras da América do Sul