A Integração Nacional analisada segundo a geopolítica brasileira entre 1910-1950

Autores

  • Gregor G. A. A. de Rooy Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
  • Hélio Caetano Farias Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM0 da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). É Coordenador do Grupo de Pesquisa “Geopolítica, Defesa e Desenvolvimento”, registrado no CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.26792/rbed.v7n1.2020.75157

Palavras-chave:

Geopolítica, Análise, Meios de Transporte, Integração

Resumo

O estudo faz leitura de revisores da geopolítica brasileira para identificar seus principais geopolíticos entre 1910-1950, período de continuidade no pensamento geopolítico relativo à importância da integração nacional. Consecutivamente, faz-se releitura das principais obras da época concluindo-se que o principal argumento geopolítico foi para melhor defender-se é preciso melhor integrar-se.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gregor G. A. A. de Rooy, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Cientista Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Diplomacia e Negócios Internacionais pela Faculdade Damas da Instrução Cristã, Mestre em Ciências Militares pelo Instituto Meira Mattos (IMM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).  Doutorando em Ciências Militares por esta mesma Escola. É membro do Grupo de Pesquisa “Geopolítica, Defesa e Desenvolvimento”, registrado no CNPq.

Hélio Caetano Farias, Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM0 da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). É Coordenador do Grupo de Pesquisa “Geopolítica, Defesa e Desenvolvimento”, registrado no CNPq.

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM0 da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). É Coordenador do Grupo de Pesquisa “Geopolítica, Defesa e Desenvolvimento”, registrado no CNPq.

Referências

Anselmo, Rita de Cássia Souza. 2000. “Geografia e Geopolítica na Formação Nacional Brasileira — Everardo Adolpho Backheuser”. Tese de Doutorado em Geografia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Backheuser, Everardo. 1933. Problemas do Brasil (Estrutura Geopolítica). Rio de Janeiro: Grupo Editor OMNIA.

_____. 1948. Curso de Geopolítica Geral e do Brasil. Rio de Janeiro: Gráfica Laemmert.

Carvalho, Delgado. 1913. Geografia do Brasil. Rio de Janeiro: Impressões Artísticas.

Carvalho, Elyseo. 1921. O fator geográfico na política brasileira. Rio de Janeiro: S.A. Monitor Mercantil.

Cidade, Francisco de Paula. 1940. Notas de Geografia Militar Sul-Americana. 2. ed. Rio de Janeiro: Biblioteca Militar.

Costa, Wanderley Messias da. 1992. Geografia política e geopolítica: discursos sobre o território e o poder. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Farias, Hélio C. 2017. “A estratégia do Brasil na África: fundamentos geopolíticos e mecanismos de financiamento no ciclo recente de expansão econômica (2003- 2014)”. Tese de doutorado em Economia Política Internacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro.

Freitas, Jorge Manuel da Costa. 2004. A escola geopolítica brasileira. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Ed.

Kress, M. 2002. Operational Logistics: The Art and Science of Sustaining Military Operations. New York: Springer Science; Business Media New York.

Martin, André Roberto. 2018. Brasil, Geopolitica e Poder Mundial: o anti-Golbery. São Paulo: Hucitec.

Miyamoto, Shiguenoli. 1995. Geopolítica e Poder no Brasil. Campinas, SP: Papirus Editora.

Rodrigues, Lysias A. 1947. Geopolítica do Brasil. Biblioteca Militar Volume CXI. Rio de Janeiro.

Rooy, Gregor G. A. A. De. 2019. “Um estudo da influência do pensamento geopolítico na concepção do Programa de Integração Nacional (PIN)”. Dissertação de Mestrado em Ciências Militares, Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Rio de Janeiro.

Silva, Golbery do Couto. 1967. Geopolítica do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora.

Silva, Golbery do Couto. 1981. Conjuntura Política Nacional o Poder Executivo e Geopolítica do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora.

Travassos, Mario. 1947. Projeção Continental do Brasil. Brasiliana Biblioteca Pedagógica Brasileira.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

de Rooy, G. G. A. A., & Farias, H. C. (2020). A Integração Nacional analisada segundo a geopolítica brasileira entre 1910-1950. Revista Brasileira De Estudos De Defesa, 7(1). https://doi.org/10.26792/rbed.v7n1.2020.75157

Edição

Seção

Artigos