SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO DA PAZ NA AMÉRICA DO SUL: OS DESAFIOS APONTADOS PELA UPSALLA CONFLICT DATA PROGRAM E THE FUND FOR PEACE
DOI:
https://doi.org/10.26792/rbed.v1n1.2014.49246Resumo
O presente artigo pretende introduzir uma discussão em torno da Segurança na América do Sul com o argumento de que não vivemos necessariamente em uma zona de paz. A (quase) ausência de conflitos interestatais nas últimas décadas não se reflete em uma paz para a população comum de uma região que tem a infelicidade de apresentar um dos maiores índices de homicídios no mundo. Para apresentar os argumentos, começaremos com o debate teórico proporcionado pelos Estudos sobre a Paz, no qual Johan Galtung é um dos principais expoentes. Em seguida, mostraremos como algumas das entidades que são referência na análise de conflitos internacionais – a The Fund for Peace e a Universidade de Upsalla, Suécia – têm compreendido a região sul-americana no período de 2006-2012, na qual constam os dados mais atualizados da região. A análise dos dados dessas entidades demonstram que a violência predominante na América do Sul é eminentemente estrutural, fato que limita uma análise fundamentada em um exame focada somente nos atores estatais.
Palavras-chave: Estudos sobre paz. Violência. América do Sul. Análise de conflitos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).